6 de fevereiro de 2025
A Revista Barca, do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual – PPGCine, da Universidade Federal Fluminense, está com chamada aberta para o dossiê Audiovisual e saberes locais. A data limite de envio dos textos é 17 de abril de 2025.
Para o periódico, o audiovisual é um campo que envolve a criação, a circulação e o consumo de imagens e sons, em que incide propostas estéticas e políticas. Para a edição, “saberes locais” são compreendidos como conjuntos de conhecimentos, práticas, atitudes, habilidades e experiências que se produzem e partilham de maneira banal em nossa vida corrente.
Historicamente desvalorizados ao longo da trajetória do pensamento ocidental, que busca se legitimar como universal, os saberes locais ganham visibilidade com a virada epistemológica dos estudos do cotidiano, que possibilitou outras formas de entendimento sobre as práticas sociais e a multiplicidade cultural.
Embora os saberes locais tenham seu espaço privilegiado de produção, reprodução e consumo nas relações interpessoais, o século XXI tem alargado seus modos de fazer: são transmitidos, hoje, nas redes sociais, nas escolas e através das produções audiovisuais, devido à sua relevância para a aprendizagem e ao seu significado cultural.
Deste modo, o entendimento dos conhecimentos locais carrega consigo a valorização da diversidade cultural e epistemológica que habita nossas sociedades; e confere especial atenção à indissociabilidade entre o fazer audiovisual e os processos vinculativos entre pessoas e territórios.
Para esta chamada da Revista A Barca, propõe-se o entrecruzamento entre os campos do Audiovisual e dos estudos do cotidiano, buscando, assim, relatos que persigam esse entrecruzamento como uma forma de resistência social, cultural, artística e política ativa.
O material irá compor o segundo número da Revista A Barca de 2025, que será lançado em dezembro. São aceitos na chamada à submissão de artigos para reflexões que proponham discussões sobre o audiovisual e saberes locais (embora não exclusivamente) segundo os eixos:
- Análises de filmes e/ou outras produções audiovisuais que explorem aspectos do cotidiano do Sul Global;
- Criação, circulação e consumo do audiovisual em contextos de populações tradicionais;
- O recurso ao audiovisual enquanto processo vinculativo comunitário; como ferramenta de conexão e fortalecimento;
- Processos de sistematização de saberes locais que se utilizem do audiovisual;
- Aspectos pedagógicos da criação audiovisual sobre temas correlatos. Práticas pedagógicas presentes na criação audiovisual para e com o processo de ensino-aprendizagem;
- O futuro do audiovisual diante das experiências imersivas e o desafio da inteligência artificial na criação de conteúdo e na otimização dos processos criativos.
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