6 de fevereiro de 2025
Foi buscando uma solução barata para acessibilidade em produtos do audiovisual a pessoas surdas que não fossem proficientes em língua portuguesa que a pesquisadora Sâmia Cristina Martins Silva, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), percebeu que mais do que trabalhar nas configurações de legendas, era necessário um olhar para nossa língua. E foi assim que surgiu a pesquisa “Librês: diretrizes sobre o uso dessa interlíngua em produtos audiovisuais”
“Criei o Librês, que é um interlíngua com palavras em português, mas usando a estrutura linguística da Libras (Língua Brasileira de Sinais), como no exemplo ‘Eu comer bolo cenoura hoje’, onde o foco está nos substantivos, verbos e advérbios, além da falta de conjugações dos verbos. Isso torna o texto sucinto e mais prático para ler até mesmo para quem está aprendendo a língua portuguesa”, detalha Sâmia.
Como professora de língua portuguesa na Rede Municipal de Ensino de São Luís, a autora possui convívio diário com alunos(as) com deficiência. Passou então, a pesquisar sobre acessibilidade em Comunicação. “Vi uma grande carência de pesquisas sobre este tema na área, pelo menos em comparação com a Educação, que já tem um apanhado maior de pesquisas e produtos sobre acessibilidade. Me vi, então, na obrigação de pesquisar e criar produtos comunicacionais para esse público”.
Essa inquietação e percepção de Sâmia deram origem ao desenvolvimento de um produto para seu trabalho de conclusão de Mestrado Profissional, cursado na UFMA, sob orientação da professora Flávia de Almeida Moura. O ‘Librês’ tinha como meta tornar o texto de legendas mais acessível para pessoas surdas que ainda estão aprendendo português ou que estudaram ao longo da vida e não conseguiram aprender totalmente. Além de uma dissertação completa e da interlíngua librês, Sâmia desenvolveu um site onde explica, por meio de exemplos, o que é sua criação.
Esse trabalho fundamental, que promove a cidadania e acessibilidade, foi premiado como vencedor na categoria Mestrado Profissional do Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação 2024. A iniciativa é promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) desde 2022, quando substituiu os Prêmios Estudantis, que até então eram outorgados pela entidade, com um formato diferente de inscrição.
O Prêmio reconhece trabalhos de acadêmicos(as) brasileiros(as) nas categorias Doutorado, Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Graduação (Trabalho de Conclusão de Curso - monografia). As pesquisas são avaliadas seguindo os critérios contribuição para a área, relevância e atualidade do tema, abordagem teórico-metodológica e qualidade do texto. O propósito é valorizar a produção científica na área da Comunicação no Brasil, a partir do reconhecimento da qualidade das pesquisas produzidas, individualmente, pelos cientistas do país.
Para Sâmia, ainda estamos no início da caminhada. “Pessoas com deficiência estão todos os dias consumindo produtos audiovisuais, estão em redes sociais, então o campo da Comunicação deve se preocupar também com esse público que já é tão marginalizado em outras áreas”. Mas, iniciativas como o prêmio, além do reconhecimento, trazem incentivo a outros pesquisadores(as). “Fiquei feliz já por ser indicada. Isso não é sobre vaidade, mas por ser um momento de felicidade para o(a) pesquisador(a) que, por vezes, esteve ali no campo de pesquisa sozinho(a). Fora que isso incentiva outros pesquisadores(as) a irem além das expectativas para realizarem um trabalho ainda melhor”, avalia.
O Librês pode ser usado em qualquer dispositivo que se possa assistir vídeos, como TVs, dispositivos móveis, cinema e computadores. Também pode ser utilizado para escrita em qualquer lugar, não necessariamente ligado a um produto audiovisual.
A dissertação completa feita por Sâmia pode ser conferida aqui.
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Atendimento telefônico e whatsapp: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Atendimento presencial: Terça-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quinta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
As visitas à sede da Intercom deverão ser agendadas previamente através do telefone / whatsapp: (11) 9.4178-8528 ou pelo e-mail secretaria@intercom.org.br